Nos dias de hoje, com a constante evolução comercial, muitos produtos existentes no mercado, para buscar cada vez mais atender a necessidade das pessoas, com o consumo e a concorrência de mercado, fazem com que os consumidores fiquem cada vez mais exigentes, fazendo com que o setor comercial foque em conquistar clientes e credenciá-los para que sempre cresça cada vez mais sua rentabilidade, porem nem sempre o crescimento de rentabilidade significa conquistar clientes e vender muito produtos pois é necessário analisar a empresa como um todo.
Uma das principais análises a serem feitas é no estoque, pois ele é estratégico em qualquer empresa, fazendo-se um bom controle consegue-se reduzir custos, praticar melhores preços e atender o cliente com maior agilidade e qualidade, pois a deficiência na gestão de estoques pode prejudicar a empresa, por exemplo, por não obter quantidades de itens suficiente para atender seus consumidores, ou não encontrar o produto em estoque deixando de atender o cliente, acarretando custos para a empresa por uma venda perdida e correndo o risco de perder clientes.
É muito importante identificar o que comprar, a quantidade a ser comprada, quando comprar, quais são os produtos que mais geram rentabilidade e rotatividade a empresa, como armazená-las, para que fique fácil a identificação dos produtos no estoque, também para que não haja perca de tempo dos colaboradores no processo de separação dos itens, portanto com os materiais adequadamente administrados, quantidades planejadas e controladas dificilmente haverá falta de materiais para paralisar a produção ou deixar de atender um cliente por faltar de produto em sua prateleira, bem como não haverá excesso de produtos em estoque, fazendo com que seu investimento não fique parado, pois para as empresas os produtos precisam ficar o mínimo possível em estoque, além disso hoje contamos com uma grande ferramenta chamada tecnologia da informação, onde facilita trazer todas as informações necessárias, para que seja efetuado um melhor análise e controle de tudo isso, pois quanto mais organizado e rápido e enxuto for sua operação menos custos gerará para a empresa.
http://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.png00Manuhttp://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.pngManu2017-08-24 14:00:432021-12-09 14:37:00A importância da gestão de estoque
O Scrum é um framework que faz parte do desenvolvimento ágil de projetos, possibilitando às empresas um retorno de investimento, muitas vezes, mais rápido do que nas metodologias convencionais. Isso o torna, à primeira vista, atrativo para as empresas que buscam alternativas rápidas e eficazes para atender tendências de mercado e ter a capacidade de responder às mudanças.
Um Time Scrum é formado por três papéis: o Product Owner (Dono do Produto), é ele quem define os itens que devem ser desenvolvidos para um projeto e tem autoridade, inclusive, em relação à alta gerência; o segundo papel é do Scrum Master, este age como mentor do Dono do Produto facilitando a priorização dos itens que serão desenvolvidos em um projeto, auxiliando o Time de Desenvolvimento e difundindo o Scrum na empresa; como terceiro papel, tem-se o Time de Desenvolvimento, composto de 3 a 9 pessoas, também chamados de desenvolvedores, os quais possuem habilidades suficientes para completar o trabalho a eles destinado, em um período, geralmente, de 2 a 4 semanas, chamado de Sprint.
Mas afinal, quais os benefícios que uma equipe Scrum pode trazer para sua organização? Essa pergunta tem várias respostas, já que o Scrum pode ser aplicado em projetos dos mais variados tipos e tamanhos. Como exemplo, citamos uma empresa cujo foco é realizar uma campanha para acompanhar as tendências do mercado, ou, então, uma empresa com a necessidade de criar um produto de forma rápida e eficaz para seus clientes. No framework Scrum, em cada Sprint, ou seja, em cada ciclo de trabalho, o serviço deve estar completo e pronto para ser implementado no mercado.
No caso da primeira empresa, uma equipe de 3 a 9 pessoas pode desenvolver uma campanha publicitária em poucas semanas, comprometendo-se com o trabalho e entregando ao solicitante a campanha desejada, sem romper, é claro, a interação com seu patrocinador (sponsor). Já para a segunda empresa, tem-se a criação de um novo produto, a qual requer mais que 4 semanas de trabalho para a sua finalização. Neste caso, a empresa pode, a cada ciclo, entregar parte do produto a seus patrocinadores e ter dentro de poucos meses um produto completo e comercializável.
Apesar dos exemplos acima, cabe ressaltar que a abordagem deste artigo não é explicar detalhadamente o Scrum, mas sim apresentar duas possibilidades de trabalho para sua aplicação, através de equipes de trabalho auto-organizadas e autogerenciadas, de forma a propiciar, assim, um resultado de alto valor agregado para a empresa. Neste framework, são envolvidos todos os stakeholders do projeto, ou seja, os executivos, a gerência e também o Time Scrum, o qual conta com o Dono do Produto (responsável pelos itens do produto), com o Scrum Master (responsável por facilitar a implantação do Scrum) e com a Equipe de Desenvolvimento (responsável pelo desenvolvimento do produto por completo).
Para a aplicação do Scrum, é importante que se tenha uma avaliação e um estudo de sua implantação em cada caso particular, já que há uma mudança cultural na forma de trabalho, o que exige adaptação dos colaboradores. Independe do tipo de projeto elaborado, o Scrum pode ser uma ferramenta extremamente útil à sua empresa, por trazer resultados completos e com alto valor agregado em um curto espaço de tempo.
http://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.png00Manuhttp://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.pngManu2017-06-29 14:00:172021-12-09 14:37:00Scrum, uma solução viável à sua empresa
Atualmente, a Logística Reversa é uma tendência que esta ganhando força no mercado, pois o consumidor está se sensibilizando fortemente com a tendência da economia sustentável. E, dentro de uma visão de logística integrada, é comprovado que por meio de uma Logística Reversa eficiente é possível diminuir custos e propiciar vantagem competitiva às empresas.
No setor de plástico, especificamente, a LR é aplicada como ferramenta para tratativa de produto de pós-consumo, com destinação para as indústrias que reutilizarão como matéria prima. Estudos comprovam a possibilidade de utilizar as resinas recicláveis para diversas aplicações, apenas com exceção das embalagens para a indústria de alimentos. A operação da Logística Reversa, no cenário do setor de plástico, se baseia na prisma: cliente, centro de distribuição e fabricante.
O cliente final e os grandes atacadistas podem ser considerados a maior fonte dos plásticos pós-consumo. Eles devem ser atingidos por meio da implementação de programas de coleta seletiva pelo poder público com apoio da população ou, até mesmo, através de campanhas promovidas pelo setor privado, com o intuito de arrecadar e recolher os produtos.
O Centro de Distribuição, por sua vez, é o mais importante, pois é o elo entre os outros dois pilares: cliente e fábrica. Neste pilar, a utilização de sistemas de informação especialistas na logística como o WMS (Warehouse Management System), ferramenta de sistema de informação que possibilita o monitoramento e a validação do fluxo operacional – recebimento, armazenagem, expedição – e TMS o (Transportation Management System), ferramenta de sistema de informação que realiza a administração e controla o transporte, se fazem necessários para garantir o fluxo do processo e da informação.
O transporte do produto para o Centro de Distribuição e o transporte do Centro de Distribuição para a fábrica deve ser planejado e preparado para que haja coleta e entrega em diversos pontos de forma roteirizada. Os custos operacionais e administrativos, a análise de rotas e atendimentos devem ser constantemente monitorados para que se obtenham lucros no transporte, viabilizando o processo como um todo na cadeia da Logística Reversa.
No Centro de Distribuição (Armazém), é necessário que no momento do recebimento da mercadoria (triagem dos produtos de pós-consumo) seja realizado a separação por tipo de polímeros. Este é um dos fatores chaves que irão garantir o sucesso da implementação da Logística Reversa no setor plástico e, para que aconteça de forma satisfatória, é imprescindível o treinamento operacional, além da estrutura física e processos de auditoria e qualidade sobre esta atividade.
No fluxo de triagem de Recebimento, o processo deve ocorrer em duas etapas: a primeira é composta pela diferenciação do plástico reciclável do não reciclável, entre eles o Termoplástico, os Termorrígidos e os Elastômeros, entre outros. Na segunda etapa é realizada a triagem do material possível de reciclagem e sua destinação, conforme a característica de polímero: Policarbonato, Poliuretano, Policloreto de vinilo, Poliestireno, Polipropileno, Polietileno Tereftalato, etc.
As indústrias atualmente estão distanciadas da Logística Reversa devido à inexistência de um programa consolidado de coleta seletiva e a falta de uma legislação efetiva. Porém, este é o pilar que finaliza o processo da Logística Reversa. É aqui que está concentrada a expectativa do retorno de investimento. Em resumo, para o segmento plástico, os benefícios que a Logística Reversa oferece estão diretamente ligados à tecnologia, estrutura e recursos disponibilizados aos dois pilares cliente e centro de distribuição.
http://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.png00Manuhttp://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.pngManu2017-05-11 14:00:092021-12-09 14:37:00A Logística Reversa na indústria de plástico
A importância da gestão de estoque
Nos dias de hoje, com a constante evolução comercial, muitos produtos existentes no mercado, para buscar cada vez mais atender a necessidade das pessoas, com o consumo e a concorrência de mercado, fazem com que os consumidores fiquem cada vez mais exigentes, fazendo com que o setor comercial foque em conquistar clientes e credenciá-los para que sempre cresça cada vez mais sua rentabilidade, porem nem sempre o crescimento de rentabilidade significa conquistar clientes e vender muito produtos pois é necessário analisar a empresa como um todo.
Uma das principais análises a serem feitas é no estoque, pois ele é estratégico em qualquer empresa, fazendo-se um bom controle consegue-se reduzir custos, praticar melhores preços e atender o cliente com maior agilidade e qualidade, pois a deficiência na gestão de estoques pode prejudicar a empresa, por exemplo, por não obter quantidades de itens suficiente para atender seus consumidores, ou não encontrar o produto em estoque deixando de atender o cliente, acarretando custos para a empresa por uma venda perdida e correndo o risco de perder clientes.
É muito importante identificar o que comprar, a quantidade a ser comprada, quando comprar, quais são os produtos que mais geram rentabilidade e rotatividade a empresa, como armazená-las, para que fique fácil a identificação dos produtos no estoque, também para que não haja perca de tempo dos colaboradores no processo de separação dos itens, portanto com os materiais adequadamente administrados, quantidades planejadas e controladas dificilmente haverá falta de materiais para paralisar a produção ou deixar de atender um cliente por faltar de produto em sua prateleira, bem como não haverá excesso de produtos em estoque, fazendo com que seu investimento não fique parado, pois para as empresas os produtos precisam ficar o mínimo possível em estoque, além disso hoje contamos com uma grande ferramenta chamada tecnologia da informação, onde facilita trazer todas as informações necessárias, para que seja efetuado um melhor análise e controle de tudo isso, pois quanto mais organizado e rápido e enxuto for sua operação menos custos gerará para a empresa.
Fale conosco: marketing@storeautomacao.com.br
Scrum, uma solução viável à sua empresa
O Scrum é um framework que faz parte do desenvolvimento ágil de projetos, possibilitando às empresas um retorno de investimento, muitas vezes, mais rápido do que nas metodologias convencionais. Isso o torna, à primeira vista, atrativo para as empresas que buscam alternativas rápidas e eficazes para atender tendências de mercado e ter a capacidade de responder às mudanças.
Um Time Scrum é formado por três papéis: o Product Owner (Dono do Produto), é ele quem define os itens que devem ser desenvolvidos para um projeto e tem autoridade, inclusive, em relação à alta gerência; o segundo papel é do Scrum Master, este age como mentor do Dono do Produto facilitando a priorização dos itens que serão desenvolvidos em um projeto, auxiliando o Time de Desenvolvimento e difundindo o Scrum na empresa; como terceiro papel, tem-se o Time de Desenvolvimento, composto de 3 a 9 pessoas, também chamados de desenvolvedores, os quais possuem habilidades suficientes para completar o trabalho a eles destinado, em um período, geralmente, de 2 a 4 semanas, chamado de Sprint.
Mas afinal, quais os benefícios que uma equipe Scrum pode trazer para sua organização? Essa pergunta tem várias respostas, já que o Scrum pode ser aplicado em projetos dos mais variados tipos e tamanhos. Como exemplo, citamos uma empresa cujo foco é realizar uma campanha para acompanhar as tendências do mercado, ou, então, uma empresa com a necessidade de criar um produto de forma rápida e eficaz para seus clientes. No framework Scrum, em cada Sprint, ou seja, em cada ciclo de trabalho, o serviço deve estar completo e pronto para ser implementado no mercado.
No caso da primeira empresa, uma equipe de 3 a 9 pessoas pode desenvolver uma campanha publicitária em poucas semanas, comprometendo-se com o trabalho e entregando ao solicitante a campanha desejada, sem romper, é claro, a interação com seu patrocinador (sponsor). Já para a segunda empresa, tem-se a criação de um novo produto, a qual requer mais que 4 semanas de trabalho para a sua finalização. Neste caso, a empresa pode, a cada ciclo, entregar parte do produto a seus patrocinadores e ter dentro de poucos meses um produto completo e comercializável.
Apesar dos exemplos acima, cabe ressaltar que a abordagem deste artigo não é explicar detalhadamente o Scrum, mas sim apresentar duas possibilidades de trabalho para sua aplicação, através de equipes de trabalho auto-organizadas e autogerenciadas, de forma a propiciar, assim, um resultado de alto valor agregado para a empresa. Neste framework, são envolvidos todos os stakeholders do projeto, ou seja, os executivos, a gerência e também o Time Scrum, o qual conta com o Dono do Produto (responsável pelos itens do produto), com o Scrum Master (responsável por facilitar a implantação do Scrum) e com a Equipe de Desenvolvimento (responsável pelo desenvolvimento do produto por completo).
Para a aplicação do Scrum, é importante que se tenha uma avaliação e um estudo de sua implantação em cada caso particular, já que há uma mudança cultural na forma de trabalho, o que exige adaptação dos colaboradores. Independe do tipo de projeto elaborado, o Scrum pode ser uma ferramenta extremamente útil à sua empresa, por trazer resultados completos e com alto valor agregado em um curto espaço de tempo.
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A Logística Reversa na indústria de plástico
Atualmente, a Logística Reversa é uma tendência que esta ganhando força no mercado, pois o consumidor está se sensibilizando fortemente com a tendência da economia sustentável. E, dentro de uma visão de logística integrada, é comprovado que por meio de uma Logística Reversa eficiente é possível diminuir custos e propiciar vantagem competitiva às empresas.
No setor de plástico, especificamente, a LR é aplicada como ferramenta para tratativa de produto de pós-consumo, com destinação para as indústrias que reutilizarão como matéria prima. Estudos comprovam a possibilidade de utilizar as resinas recicláveis para diversas aplicações, apenas com exceção das embalagens para a indústria de alimentos. A operação da Logística Reversa, no cenário do setor de plástico, se baseia na prisma: cliente, centro de distribuição e fabricante.
O cliente final e os grandes atacadistas podem ser considerados a maior fonte dos plásticos pós-consumo. Eles devem ser atingidos por meio da implementação de programas de coleta seletiva pelo poder público com apoio da população ou, até mesmo, através de campanhas promovidas pelo setor privado, com o intuito de arrecadar e recolher os produtos.
O Centro de Distribuição, por sua vez, é o mais importante, pois é o elo entre os outros dois pilares: cliente e fábrica. Neste pilar, a utilização de sistemas de informação especialistas na logística como o WMS (Warehouse Management System), ferramenta de sistema de informação que possibilita o monitoramento e a validação do fluxo operacional – recebimento, armazenagem, expedição – e TMS o (Transportation Management System), ferramenta de sistema de informação que realiza a administração e controla o transporte, se fazem necessários para garantir o fluxo do processo e da informação.
O transporte do produto para o Centro de Distribuição e o transporte do Centro de Distribuição para a fábrica deve ser planejado e preparado para que haja coleta e entrega em diversos pontos de forma roteirizada. Os custos operacionais e administrativos, a análise de rotas e atendimentos devem ser constantemente monitorados para que se obtenham lucros no transporte, viabilizando o processo como um todo na cadeia da Logística Reversa.
No Centro de Distribuição (Armazém), é necessário que no momento do recebimento da mercadoria (triagem dos produtos de pós-consumo) seja realizado a separação por tipo de polímeros. Este é um dos fatores chaves que irão garantir o sucesso da implementação da Logística Reversa no setor plástico e, para que aconteça de forma satisfatória, é imprescindível o treinamento operacional, além da estrutura física e processos de auditoria e qualidade sobre esta atividade.
No fluxo de triagem de Recebimento, o processo deve ocorrer em duas etapas: a primeira é composta pela diferenciação do plástico reciclável do não reciclável, entre eles o Termoplástico, os Termorrígidos e os Elastômeros, entre outros. Na segunda etapa é realizada a triagem do material possível de reciclagem e sua destinação, conforme a característica de polímero: Policarbonato, Poliuretano, Policloreto de vinilo, Poliestireno, Polipropileno, Polietileno Tereftalato, etc.
As indústrias atualmente estão distanciadas da Logística Reversa devido à inexistência de um programa consolidado de coleta seletiva e a falta de uma legislação efetiva. Porém, este é o pilar que finaliza o processo da Logística Reversa. É aqui que está concentrada a expectativa do retorno de investimento. Em resumo, para o segmento plástico, os benefícios que a Logística Reversa oferece estão diretamente ligados à tecnologia, estrutura e recursos disponibilizados aos dois pilares cliente e centro de distribuição.
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