Nos últimos anos, a logística integrada ganha cada vez mais força como uma opção viável e lucrativa para as empresas. Ao assumir a responsabilidade da logística, a empresa passa a englobar todas as atividades de acondicionamento, movimentação, armazenagem, separação, transporte e distribuição das mercadorias, além de garantir a qualidade pretendida para este processo.
Nesse método de trabalho, busca-se a máxima eficácia e a redução de custos nos processos logísticos da empresa em conjunto com os processos tradicionais de produção, sendo considerado também um instrumento de marketing e um diferencial competitivo. A logística passa a estar relacionada ao nível estratégico e gerencial da empresa, interligando todos os seus setores e evitando desperdícios de recursos materiais, espaço físico e alocação de recursos humanos.
A Logística Empresarial continua em constante mutação, focada principalmente na distribuição física dos produtos, na eficácia das entregas e na satisfação do cliente final, promovendo serviços de alta qualidade e sendo a responsável direta por eles. Esta integração permite o estreitamento da relação da empresa com seus fornecedores e clientes, visando ao ganho de vantagens em preços, ganho em negociação com fornecedores e fidelização do cliente. Busca, assim, o aumento da produtividade com um processo enxuto e com os menores custos.
Neste cenário, a cadeia de suprimentos passa a ser mais harmônica, pois todos os setores da empresa estão em sincronia, podendo haver um planejamento integrado dos objetivos estratégicos, evitando, assim, a dependência de terceiros.
Entre as vantagens da Logística Integrada, podemos citar o encurtamento do fluxo logístico, com a proximidade da produção com o estoque, reduzindo assim a necessidade de se ter excesso de mercadoria em estoque, como também custos de transporte entre a fábrica e o armazém. Outra vantagem considerável são as informações compartilhadas entre todos os setores da empresa, principalmente entre produção, estoque e vendas.
Em tempos em que as empresas procuram cada vez mais minimizar custos, assumir o fluxo de materiais e de informações é uma forma inteligente e viável para a saúde financeira de qualquer empresa. Essa prática agrega controle a todas as atividades de fabricação e distribuição, tendo, por consequência, o lucro que tais processos podem oferecer.
O Comércio Eletrônico está cada vez mais presente na vida dos consumidores em geral. Também conhecido como e-Commerce ou B2C (Business to Consumer), este mercado tem se tornado atrativo para o consumidor final, ao disponibilizar uma grande variedade de produtos, com preços altamente competitivos.
O ato de comprar pela internet já se tornou muito comum. No entanto, apesar da variedade de ofertas ser alta, atualmente não é só o preço que faz a diferença no momento de comprar, mas sim o prazo, a qualidade e a disponibilidade da entrega. Este diferencial tem o poder de tornar uma empresa de e-Commerce líder de mercado ou um fracasso total.
É nesta vertente que entra a logística integrada com o e-Commerce (B2C), buscando a satisfação plena do cliente, com a confiabilidade no processo de separação, acuracidade e distribuição da mercadoria, atingindo assim a sua excelência logística.
Os principais atributos necessários para o B2C para a alavancagem do negócio são:
Integração em tempo real, ou seja, a compra do usuário ser imediatamente entendida como uma solicitação de retirada em seu Centro de Distribuição;
Agilidade fiscal, onde os dados de pagamento são rapidamente validados e sua nota fiscal emitida e validada no órgão competente;
Um software WMS que atue tanto nos trâmites fiscais quanto na separação das mercadorias solicitadas com eficiência e eficácia;
Uso de alta tecnologia (elevadores, separadores automáticos, voice-picking, entre outros), para aumentar a acuracidade e a velocidade de separação e entrega;
Sincronização entre WMS e transportadora em real-time, onde ao finalizar a preparação da mercadoria para o embarque, já esteja definida a transportadora e o horário da retirada;
Rastreabilidade da mercadoria da compra até a entrega ao cliente final;
Parceiros confiáveis em software e em processos.
Os atributos citados são alguns dos muitos que podemos considerar neste mercado tão dinâmico e competitivo. A logística adequada é um diferencial, logo, precisa ser considerada peça fundamental em qualquer negociação comercial, principalmente para os clientes finais.
Desse modo, devido às razões já expostas, a excelência em logística precisa ser aplicada em sua plenitude. Seja ela de responsabilidade própria ou terceirizada, a logística deve propiciar ao negócio a credibilidade tão almejada para o sucesso de um B2C bem executado e eficaz aos consumidores.
http://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.png00Manuhttp://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.pngManu2018-10-17 09:17:092021-12-09 14:36:59O B2C e a Excelência Logística
A implantação de uma solução WMS deve ser moldada e trabalhada para que atenda plenamente os motivos estratégicos e operacionais de uma empresa, tornando-se uma solução eficaz quando o assunto é: acuracidade de estoque, indicadores de desempenho confiáveis, automatização de tarefas, diminuição de custos, diminuição de retrabalho, controle de vida útil das mercadorias, possibilidade de movimentações otimizadas, entre inúmeros outros benefícios. Mas o que pode dar errado nesta implantação?
A cultura organizacional talvez seja a mais forte barreira entre os funcionários para aceitarem a implantação de um novo software. A resistência tende a ser grande por praticamente todos os departamentos. Logo, o trabalho da alta gerência deve ser direcionado, demonstrando os benefícios do software e as vantagens que a empresa e funcionários terão ao utilizá-lo. Não poderá ficar a impressão de que o software, seja WMS ou não, irá substituir o funcionário.
Tratando exclusivamente de sistemas WMS, o trabalho executado sem registro sistêmico – ou seja, quando a mercadoria é movimentada ou expedida e não registrada no sistema – compromete totalmente a integridade das informações, como relatórios gerenciais e de produtividade. Os funcionários devem ser conscientizados e orientados a utilizar o sistema em sua plenitude.
Falta de envolvimento de usuários-chave. Esses usuários devem estar dispostos a disseminar a cultura da utilização da ferramenta para todos os funcionários da empresa, mostrando os seus benefícios, bem como os ganhos com produtividade e eficiência. A falta destes líderes, neste contexto, acaba por perder o conhecimento adquirido durante o treinamento e implantação do sistema.
A subutilização do sistema é apresentada com a dificuldade de estabelecer o uso do sistema em sua totalidade, fazendo com que usuários ainda utilizem planilhas para extrair dados e controlar operações, como também gerenciar operações fora do sistema WMS. Assim, cabe à gerência e aos coordenadores orientarem e conduzirem os funcionários para que estes entendam os benefícios que o software pode oferecer e o utilizem em sua plenitude.
Patrocinador ausente. Em todos os níveis hierárquicos, deve haver a “compra” da ideia dos benefícios da utilização de uma ferramenta WMS e a percepção de sua vantagem no dia a dia operacional e gerencial. Esta ideia deve partir do mais alto escalão da empresa para o restante dos funcionários. Como podemos verificar, esses itens poderiam facilmente ser gerenciados para que não houvesse desconfiança e subutilização de uma solução WMS. Foram listadas cinco possíveis causas, no entanto estas podem variar de acordo com a cultura organizacional encontrada. Enfim, o monitoramento deve ser constante para que qualquer implantação sistêmica seja bem-sucedida, de modo a trazer os retornos financeiros, operacionais e objetivos estratégicos esperados por seus patrocinadores.
http://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.png00Manuhttp://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.pngManu2018-07-18 14:00:522021-12-09 14:37:00Cinco pontos importantes na implantação de um software WMS
Vantagens da Logística Empresarial Integrada
Nos últimos anos, a logística integrada ganha cada vez mais força como uma opção viável e lucrativa para as empresas. Ao assumir a responsabilidade da logística, a empresa passa a englobar todas as atividades de acondicionamento, movimentação, armazenagem, separação, transporte e distribuição das mercadorias, além de garantir a qualidade pretendida para este processo.
Nesse método de trabalho, busca-se a máxima eficácia e a redução de custos nos processos logísticos da empresa em conjunto com os processos tradicionais de produção, sendo considerado também um instrumento de marketing e um diferencial competitivo. A logística passa a estar relacionada ao nível estratégico e gerencial da empresa, interligando todos os seus setores e evitando desperdícios de recursos materiais, espaço físico e alocação de recursos humanos.
A Logística Empresarial continua em constante mutação, focada principalmente na distribuição física dos produtos, na eficácia das entregas e na satisfação do cliente final, promovendo serviços de alta qualidade e sendo a responsável direta por eles. Esta integração permite o estreitamento da relação da empresa com seus fornecedores e clientes, visando ao ganho de vantagens em preços, ganho em negociação com fornecedores e fidelização do cliente. Busca, assim, o aumento da produtividade com um processo enxuto e com os menores custos.
Neste cenário, a cadeia de suprimentos passa a ser mais harmônica, pois todos os setores da empresa estão em sincronia, podendo haver um planejamento integrado dos objetivos estratégicos, evitando, assim, a dependência de terceiros.
Entre as vantagens da Logística Integrada, podemos citar o encurtamento do fluxo logístico, com a proximidade da produção com o estoque, reduzindo assim a necessidade de se ter excesso de mercadoria em estoque, como também custos de transporte entre a fábrica e o armazém. Outra vantagem considerável são as informações compartilhadas entre todos os setores da empresa, principalmente entre produção, estoque e vendas.
Em tempos em que as empresas procuram cada vez mais minimizar custos, assumir o fluxo de materiais e de informações é uma forma inteligente e viável para a saúde financeira de qualquer empresa. Essa prática agrega controle a todas as atividades de fabricação e distribuição, tendo, por consequência, o lucro que tais processos podem oferecer.
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O B2C e a Excelência Logística
O Comércio Eletrônico está cada vez mais presente na vida dos consumidores em geral. Também conhecido como e-Commerce ou B2C (Business to Consumer), este mercado tem se tornado atrativo para o consumidor final, ao disponibilizar uma grande variedade de produtos, com preços altamente competitivos.
O ato de comprar pela internet já se tornou muito comum. No entanto, apesar da variedade de ofertas ser alta, atualmente não é só o preço que faz a diferença no momento de comprar, mas sim o prazo, a qualidade e a disponibilidade da entrega. Este diferencial tem o poder de tornar uma empresa de e-Commerce líder de mercado ou um fracasso total.
É nesta vertente que entra a logística integrada com o e-Commerce (B2C), buscando a satisfação plena do cliente, com a confiabilidade no processo de separação, acuracidade e distribuição da mercadoria, atingindo assim a sua excelência logística.
Os principais atributos necessários para o B2C para a alavancagem do negócio são:
Os atributos citados são alguns dos muitos que podemos considerar neste mercado tão dinâmico e competitivo. A logística adequada é um diferencial, logo, precisa ser considerada peça fundamental em qualquer negociação comercial, principalmente para os clientes finais.
Desse modo, devido às razões já expostas, a excelência em logística precisa ser aplicada em sua plenitude. Seja ela de responsabilidade própria ou terceirizada, a logística deve propiciar ao negócio a credibilidade tão almejada para o sucesso de um B2C bem executado e eficaz aos consumidores.
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Cinco pontos importantes na implantação de um software WMS
A implantação de uma solução WMS deve ser moldada e trabalhada para que atenda plenamente os motivos estratégicos e operacionais de uma empresa, tornando-se uma solução eficaz quando o assunto é: acuracidade de estoque, indicadores de desempenho confiáveis, automatização de tarefas, diminuição de custos, diminuição de retrabalho, controle de vida útil das mercadorias, possibilidade de movimentações otimizadas, entre inúmeros outros benefícios. Mas o que pode dar errado nesta implantação?
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