Cloud computing conhecida no Brasil como computação nas nuvens, ou seja, utilizar variadas aplicações por meio da internet em qualquer lugar e com a mesma facilidade de estarem instaladas em computadores locais.
É natural arquivarmos dados em nossos próprios computadores ou dispositivos. Mas hoje em dia esse cenário está mudando. As pessoas estão cada vez mais utilizando plataformas gratuitas para guardarem seus arquivos. E empresas também estão substituindo os grandes servidores por locação de espaços na nuvem.
No caso das empresas principalmente, a única atividade do cliente é acessar e utilizar a plataforma, enquanto o fornecedor deve armazenar, atualizar, fazer a manutenção e o backup necessário.
Compartilhamento de informações e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, pois todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a nuvem.
Como é feito o pagamento? Bem, essa modalidade está ligada ao conceito de Software as a Service (SaaS), em português, Software como Serviço. É uma forma de trabalho que o software é oferecido como serviço e o usuário não precisa adquirir licenças de uso para instalação. O serviço é pago com valor periódico, como se fosse uma assinatura, pelos recursos utilizados ou tempo de uso.
Alguns exemplos: as vezes o nome “cloud computing” não é tão comum mas tenho certeza que a maioria já ouviu falar em Dropbox ou OneDrive, não é mesmo? E os serviços de e-mail como Gmail, Outlook, Yahoo, etc. pois então, todos são modalidades de cloud computing.
Segurança: a avaliação do fornecedor deve ser muito precisa, caso contrário uma empresa pode contratar serviços cuja capacidade está acima do necessário, gerando custos indevidos. Ou o inverso, o fornecedor pode oferecer uma capacidade que em pouco tempo não é suficiente para uma empresa.
Outra situação, nem sempre a solução mais barata é a melhor. Se os usuários necessitarem de um longo tempo de treinamento ou o serviço exigir migração para um plano de acesso à internet com mais capacidade, por exemplo, os custos adicionais podem acabar extrapolando o orçamento.
De qualquer forma, cloud computing é um caminho sem volta. O constante crescimento dos serviços de acesso à internet e o surgimento dos dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.) abrem cada vez mais espaço para as aplicações nas nuvens. Uma ideia depende da outra para constituir o serviço aos usuários e organizações.
Os termos marketing e logística parecem, a princípio, destoantes para muitas pessoas. Em geral, pode-se ter em mente que a logística é uma necessidade que apenas faz parte do ciclo de venda de um produto e não precisa ser divulgada ou explorada. No entanto, a logística tem uma função global e, quando bem executada, se torna uma grande aliada ao marketing, sendo fonte de vantagem competitiva e um diferencial de mercado.
Além da logística ser fundamental no armazenamento, distribuição e transporte dos produtos, passa a ser também um elemento diferenciado das empresas, sendo própria ou terceirizada, principalmente em empresas de Comércio Eletrônico, onde é nítido que o consumidor valoriza muito uma entrega rápida, sem imprevistos, com qualidade e com a expectativa de receber a sua mercadoria até mesmo de forma antecipada.
Se navegarmos em um site de e-Commerce e verificarmos a avaliação dos comentários sobre os produtos, podemos perceber que, em grande parte dos comentários dos compradores, há elogios à rapidez da entrega, assim como às informações sobre o andamento do envio compra, e não necessariamente sobre a qualidade do produto em si. Atrasos e falta de informação são considerados fatores de grande descontentamento por parte do consumidor. Vemos, assim, como os produtos ficam, muitas vezes, em segundo plano nestas avaliações.
Conforme foi citado anteriormente, um dos grandes trunfos de marketing de uma empresa de e-Commerce passa a ser a sua eficiência na entrega da mercadoria. O envio do status da compra, desde a comprovação do pagamento, da emissão da NF-e, dos dados do transporte, até a entrega final do produto são processos extremamente valorizados pelos clientes. Logo, a qualidade da entrega é um item fundamental na diferenciação do nível de serviço prestado por diferentes tipos de empresas.
E é aí que o marketing se faz presente, pois procura trabalhar primordialmente com a expectativa do cliente não apenas relacionada ao produto, mas a sua entrega. Nesse sentido, a logística agrega valores de forma que a expectativa do consumidor seja atingida de forma satisfatória.
Para se alcançar esta excelência em atendimento, diversos softwares devem ser integrados, de maneira a garantir a agilidade exigida pelo mercado, através da acuracidade do estoque, da agilidade na separação dos produtos, do embarque eficaz, da rapidez no transporte e da entrega com qualidade até o consumidor final. Entre esses softwares, destacam-se: o WMS, o ERP e o TMS, todos totalmente integrados e interagindo em tempo real.
O trabalho realizado em conjunto, por duas áreas a princípio distintas, faz com que as empresas invistam cada vez mais na logística adequada para seu negócio, valorizando, através de um marketing bem realizado, o seu diferencial de mercado.
http://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.png00Manuhttp://storeautomacao.com.br/wp-content/uploads/2021/02/logo_branco_store.pngManu2019-06-30 11:59:502021-12-09 14:36:59Logística e Marketing: uma parceria de sucesso!
Atualmente existe uma nova tendência de quebra de paradigma de produção mundial, bastante pesquisada e aplicada na Europa, que consiste em uma integração entre internet e fábrica, um espaço cyber-físico, onde o sistema interliga as máquinas de uma forma similar a uma organização social chamada Indústria 4.0. Consiste em uma nova mentalidade e metodologia que une conceitos atuais de automação industrial, com a conexão por meio da internet entre toda a empresa.
No segmento Têxtil, que atingiu um faturamento aproximado de R$ 131 bilhões em 2016, a indústria 4.0 já é uma realidade, onde podemos citar alguns projetos de exemplo de novos produtos que surgiram com esta nova tecnologia aplicada ao segmento:
Nanotecnologia – Tecidos inteligentes
Sensores de Grafeno – Tecidos que medem temperatura do corpo do atleta
Esta tecnologia permite que a fábrica fique conectada, gerando informações precisas e em tempo real entre os processos produtivos (M2M ou Machine-to-Machine), entre o chão de fábrica e as gerências das operações de manufatura e entre o chão de fábrica e a gestão de seu negócio.
Dentro deste conceito no segmento Têxtil, existe o projeto confecção 4.0, uma espécie de loja virtual ligada diretamente ao processo produtivo e aos fornecedores de materiais.
Para comportar toda esta mudança gerada por esta nova era industrial, houve a necessidade da evolução da logística, em nova ordem mundial, pois por ela deverá movimentar os produtos da indústria 4.0.
O fluxo de mercadorias era desencadeado pelo movimento de objetos físicos, tais como os mesmos materiais, para outros produtos, ou suportes de informação baseados em papel (cartão kanban, por exemplo). No entanto, se as organizações continuarem com essa maneira de pensar, elas vão seguir rumo “ao fim” por tentar só procurar um meio mais rápido de processamento de dados e materiais.
A Logística 4.0
Nesta realidade 4.0, quem quiser dominar o mercado e sair na frente da concorrência investirá na adoção de tecnologia, e no desenvolvimento de profissionais com visão analítica, potencialização dos resultados apurados com conceitos de Big Data e Cloud Computing.
Os processos de logística mudam radicalmente seus padrões de comportamento através da integração de sistemas cyber-físicos. As empresas já começaram a implementar tecnologias da Internet das Coisas (IoT) baseadas em RFID.
A logística 4.0 vai levar o setor Têxtil para um novo patamar:
Estoques zero;
Lead time curto;
Alta conectividade;
Informações em tempo real e ao alcance de um clique;
Virtualização por meio de sistemas de monitoramento dos processos e operações;
Centros de distribuição mais inteligentes;
Eficiência operacional na medida em que a IoT (internet das coisas) conecta em tempo real os milhões de embarques rastreados e acondicionados;
Gerenciamento e gestão de armazém com sistema moderno e de WiFi/LAN;
Visão integrada da cadeia de suprimentos, foco nos serviços e etc.
Cloud Computing
Cloud computing conhecida no Brasil como computação nas nuvens, ou seja, utilizar variadas aplicações por meio da internet em qualquer lugar e com a mesma facilidade de estarem instaladas em computadores locais.
É natural arquivarmos dados em nossos próprios computadores ou dispositivos. Mas hoje em dia esse cenário está mudando. As pessoas estão cada vez mais utilizando plataformas gratuitas para guardarem seus arquivos. E empresas também estão substituindo os grandes servidores por locação de espaços na nuvem.
No caso das empresas principalmente, a única atividade do cliente é acessar e utilizar a plataforma, enquanto o fornecedor deve armazenar, atualizar, fazer a manutenção e o backup necessário.
Compartilhamento de informações e trabalho colaborativo se tornam mais fáceis, pois todos os usuários acessam as aplicações e os dados do mesmo lugar: a nuvem.
Como é feito o pagamento? Bem, essa modalidade está ligada ao conceito de Software as a Service (SaaS), em português, Software como Serviço. É uma forma de trabalho que o software é oferecido como serviço e o usuário não precisa adquirir licenças de uso para instalação. O serviço é pago com valor periódico, como se fosse uma assinatura, pelos recursos utilizados ou tempo de uso.
Alguns exemplos: as vezes o nome “cloud computing” não é tão comum mas tenho certeza que a maioria já ouviu falar em Dropbox ou OneDrive, não é mesmo? E os serviços de e-mail como Gmail, Outlook, Yahoo, etc. pois então, todos são modalidades de cloud computing.
Segurança: a avaliação do fornecedor deve ser muito precisa, caso contrário uma empresa pode contratar serviços cuja capacidade está acima do necessário, gerando custos indevidos. Ou o inverso, o fornecedor pode oferecer uma capacidade que em pouco tempo não é suficiente para uma empresa.
Outra situação, nem sempre a solução mais barata é a melhor. Se os usuários necessitarem de um longo tempo de treinamento ou o serviço exigir migração para um plano de acesso à internet com mais capacidade, por exemplo, os custos adicionais podem acabar extrapolando o orçamento.
De qualquer forma, cloud computing é um caminho sem volta. O constante crescimento dos serviços de acesso à internet e o surgimento dos dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc.) abrem cada vez mais espaço para as aplicações nas nuvens. Uma ideia depende da outra para constituir o serviço aos usuários e organizações.
Fale conosco: marketing@storeautomacao.com.br
Logística e Marketing: uma parceria de sucesso!
Os termos marketing e logística parecem, a princípio, destoantes para muitas pessoas. Em geral, pode-se ter em mente que a logística é uma necessidade que apenas faz parte do ciclo de venda de um produto e não precisa ser divulgada ou explorada. No entanto, a logística tem uma função global e, quando bem executada, se torna uma grande aliada ao marketing, sendo fonte de vantagem competitiva e um diferencial de mercado.
Além da logística ser fundamental no armazenamento, distribuição e transporte dos produtos, passa a ser também um elemento diferenciado das empresas, sendo própria ou terceirizada, principalmente em empresas de Comércio Eletrônico, onde é nítido que o consumidor valoriza muito uma entrega rápida, sem imprevistos, com qualidade e com a expectativa de receber a sua mercadoria até mesmo de forma antecipada.
Se navegarmos em um site de e-Commerce e verificarmos a avaliação dos comentários sobre os produtos, podemos perceber que, em grande parte dos comentários dos compradores, há elogios à rapidez da entrega, assim como às informações sobre o andamento do envio compra, e não necessariamente sobre a qualidade do produto em si. Atrasos e falta de informação são considerados fatores de grande descontentamento por parte do consumidor. Vemos, assim, como os produtos ficam, muitas vezes, em segundo plano nestas avaliações.
Conforme foi citado anteriormente, um dos grandes trunfos de marketing de uma empresa de e-Commerce passa a ser a sua eficiência na entrega da mercadoria. O envio do status da compra, desde a comprovação do pagamento, da emissão da NF-e, dos dados do transporte, até a entrega final do produto são processos extremamente valorizados pelos clientes. Logo, a qualidade da entrega é um item fundamental na diferenciação do nível de serviço prestado por diferentes tipos de empresas.
E é aí que o marketing se faz presente, pois procura trabalhar primordialmente com a expectativa do cliente não apenas relacionada ao produto, mas a sua entrega. Nesse sentido, a logística agrega valores de forma que a expectativa do consumidor seja atingida de forma satisfatória.
Para se alcançar esta excelência em atendimento, diversos softwares devem ser integrados, de maneira a garantir a agilidade exigida pelo mercado, através da acuracidade do estoque, da agilidade na separação dos produtos, do embarque eficaz, da rapidez no transporte e da entrega com qualidade até o consumidor final. Entre esses softwares, destacam-se: o WMS, o ERP e o TMS, todos totalmente integrados e interagindo em tempo real.
O trabalho realizado em conjunto, por duas áreas a princípio distintas, faz com que as empresas invistam cada vez mais na logística adequada para seu negócio, valorizando, através de um marketing bem realizado, o seu diferencial de mercado.
Fale conosco: marketing@storeautomacao.com.br
Indústria 4.0 & Logística 4.0 no Segmento Têxtil
Atualmente existe uma nova tendência de quebra de paradigma de produção mundial, bastante pesquisada e aplicada na Europa, que consiste em uma integração entre internet e fábrica, um espaço cyber-físico, onde o sistema interliga as máquinas de uma forma similar a uma organização social chamada Indústria 4.0. Consiste em uma nova mentalidade e metodologia que une conceitos atuais de automação industrial, com a conexão por meio da internet entre toda a empresa.
No segmento Têxtil, que atingiu um faturamento aproximado de R$ 131 bilhões em 2016, a indústria 4.0 já é uma realidade, onde podemos citar alguns projetos de exemplo de novos produtos que surgiram com esta nova tecnologia aplicada ao segmento:
Esta tecnologia permite que a fábrica fique conectada, gerando informações precisas e em tempo real entre os processos produtivos (M2M ou Machine-to-Machine), entre o chão de fábrica e as gerências das operações de manufatura e entre o chão de fábrica e a gestão de seu negócio.
Dentro deste conceito no segmento Têxtil, existe o projeto confecção 4.0, uma espécie de loja virtual ligada diretamente ao processo produtivo e aos fornecedores de materiais.
Para comportar toda esta mudança gerada por esta nova era industrial, houve a necessidade da evolução da logística, em nova ordem mundial, pois por ela deverá movimentar os produtos da indústria 4.0.
O fluxo de mercadorias era desencadeado pelo movimento de objetos físicos, tais como os mesmos materiais, para outros produtos, ou suportes de informação baseados em papel (cartão kanban, por exemplo). No entanto, se as organizações continuarem com essa maneira de pensar, elas vão seguir rumo “ao fim” por tentar só procurar um meio mais rápido de processamento de dados e materiais.
A Logística 4.0
Nesta realidade 4.0, quem quiser dominar o mercado e sair na frente da concorrência investirá na adoção de tecnologia, e no desenvolvimento de profissionais com visão analítica, potencialização dos resultados apurados com conceitos de Big Data e Cloud Computing.
Os processos de logística mudam radicalmente seus padrões de comportamento através da integração de sistemas cyber-físicos. As empresas já começaram a implementar tecnologias da Internet das Coisas (IoT) baseadas em RFID.
A logística 4.0 vai levar o setor Têxtil para um novo patamar:
Fale conosco: marketing@storeautomacao.com.br