Os Desafios e Oportunidades que a Logística Reversa oferece para os Operadores Logísticos
Nos tempos atuais, um dos grandes desafios da logística para os Operadores Logísticos é a Logística Reversa, onde, literalmente é o caminho inverso da cadeia de suprimento: da casa do cliente o produto retorna para o lojista/fabricante.
A Logística Reversa vem ganhando um grande foco devido às vendas de e-commerce, isso graças à lei que rege o e-commerce no Brasil e também pelos consumidores altamente exigentes que associam a Marca e Fidelidade das lojas eletrônicas com sua eficiência na execução da política de troca.
A operação da logística reversa se baseia em três pilares: cliente, operador logístico e o comerciante/fabricante.
Outros fatores que vêm influenciando a mudança na estratégia empresarial com relação ao retorno dos produtos ao seu fabricante tem sido a crescente obsolescência e descartabilidade de novos produtos. Essa mudança de estratégia vem sendo adotada desde a concepção do projeto do produto até a sua colocação no mercado, pensando na velocidade do fluxo da logística e na flexibilidade operacional por toda a cadeia de suprimento, fazendo com que o produto esteja apto a atender as exigências dos clientes e também as exigências ambientais, cada vez mais rígidas.
O Operador Logístico é o elo forte deste pilar, e dentro deste cenário, pode oferecer dois tipos de serviço: Logística Reversa domiciliar e logística reversa simultânea domiciliar.
O desafio para o operador logístico referente ao processo da logística reversa é garantir o fluxo da informação juntamente com o fluxo da movimentação do produto. A transparência na informação e a possibilidade de visualização em real-time do processo faz com que o operador Logístico gere confiabilidade e segurança para o cliente, e com isso, credibilidade e competitividade para o Comerciante/Fabricante. A utilização de sistemas especialistas na logística (WMS e TMS) por parte dos operadores logísticos integrados com o sistema de SAC e ERP do Comerciante/Fabricante se faz necessário para garantir o fluxo da informação.
Outro desafio que o Operador Logístico encontra no processo da Logística Reversa, é capacitar seus colaboradores para conhecer detalhadamente os produtos do Comerciante/Fabricante. Este conhecimento é de extrema importância para o processo de recebimento dos produtos de devolução e segregação dos mesmos, conforme seu status.
Fale conosco: marketing@storeautomacao.com.br