O B2C e a Excelência Logística

BLOG

HOME / O B2C e a Excelência Logística
O B2C e a Excelência Logística O B2C e a Excelência Logística

O B2C e a Excelência Logística

por Rodrigo Minutti Recchia / 17 out, 2017

O Comércio Eletrônico está cada vez mais presente na vida dos consumidores em geral. Também conhecido como e-Commerce ou B2C (Business to Consumer), este mercado tem se tornado atrativo para o consumidor final, ao disponibilizar uma grande variedade de produtos, com preços altamente competitivos.

O ato de comprar pela internet já se tornou muito comum. No entanto, apesar da variedade de ofertas ser alta, atualmente não é só o preço que faz a diferença no momento de comprar, mas sim o prazo, a qualidade e a disponibilidade da entrega. Este diferencial tem o poder de tornar uma empresa de e-Commerce líder de mercado ou um fracasso total.

É nesta vertente que entra a logística integrada com o e-Commerce (B2C), buscando a satisfação plena do cliente, com a confiabilidade no processo de separação, acuracidade e distribuição da mercadoria, atingindo assim a sua excelência logística.

Os principais atributos necessários para o B2C para a alavancagem do negócio são:

  • Integração em tempo real, ou seja, a compra do usuário ser imediatamente entendida como uma solicitação de retirada em seu Centro de Distribuição;
  • Agilidade fiscal, onde os dados de pagamento são rapidamente validados e sua nota fiscal emitida e validada no órgão competente;
  • Um software WMS que atue tanto nos trâmites fiscais quanto na separação das mercadorias solicitadas com eficiência e eficácia;
  • Uso de alta tecnologia (elevadores, separadores automáticos, voice-picking, entre outros), para aumentar a acuracidade e a velocidade de separação e entrega;
  • Sincronização entre WMS e transportadora em real-time, onde ao finalizar a preparação da mercadoria para o embarque, já esteja definida a transportadora e o horário da retirada;
  • Rastreabilidade da mercadoria da compra até a entrega ao cliente final;
  • Parceiros confiáveis em software e em processos.

Os atributos citados são alguns dos muitos que podemos considerar neste mercado tão dinâmico e competitivo. A logística adequada é um diferencial, logo, precisa ser considerada peça fundamental em qualquer negociação comercial, principalmente para os clientes finais.

Desse modo, devido às razões já expostas, a excelência em logística precisa ser aplicada em sua plenitude. Seja ela de responsabilidade própria ou terceirizada, a logística deve propiciar ao negócio a credibilidade tão almejada para o sucesso de um B2C bem executado e eficaz aos consumidores.