Logística e Marketing: uma parceria de sucesso!

BLOG

HOME / Logística e Marketing: uma parceria de sucesso!
Logística e Marketing: uma parceria de sucesso! Logística e Marketing: uma parceria de sucesso!

Logística e Marketing: uma parceria de sucesso!

por Rodrigo Minutti Recchia / 30 jan, 2018

Os termos marketing e logística parecem, a princípio, destoantes para muitas pessoas. Em geral, pode-se ter em mente que a logística é uma necessidade que apenas faz parte do ciclo de venda de um produto e não precisa ser divulgada ou explorada. No entanto, a logística tem uma função global e, quando bem executada, se torna uma grande aliada ao marketing, sendo fonte de vantagem competitiva e um diferencial de mercado.

Além da logística ser fundamental no armazenamento, distribuição e transporte dos produtos, passa a ser também um elemento diferenciado das empresas, sendo própria ou terceirizada, principalmente em empresas de Comércio Eletrônico, onde é nítido que o consumidor valoriza muito uma entrega rápida, sem imprevistos, com qualidade e com a expectativa de receber a sua mercadoria até mesmo de forma antecipada.

Se navegarmos em um site de e-Commerce e verificarmos a avaliação dos comentários sobre os produtos, podemos perceber que, em grande parte dos comentários dos compradores, há elogios à rapidez da entrega, assim como às informações sobre o andamento do envio compra, e não necessariamente sobre a qualidade do produto em si. Atrasos e falta de informação são considerados fatores de grande descontentamento por parte do consumidor. Vemos, assim, como os produtos ficam, muitas vezes, em segundo plano nestas avaliações.

Conforme foi citado anteriormente, um dos grandes trunfos de marketing de uma empresa de e-Commerce passa a ser a sua eficiência na entrega da mercadoria. O envio do status da compra, desde a comprovação do pagamento, da emissão da NF-e, dos dados do transporte, até a entrega final do produto são processos extremamente valorizados pelos clientes. Logo, a qualidade da entrega é um item fundamental na diferenciação do nível de serviço prestado por diferentes tipos de empresas.

E é aí que o marketing se faz presente, pois procura trabalhar primordialmente com a expectativa do cliente não apenas relacionada ao produto, mas a sua entrega. Nesse sentido, a logística agrega valores de forma que a expectativa do consumidor seja atingida de forma satisfatória.

Para se alcançar esta excelência em atendimento, diversos softwares devem ser integrados, de maneira a garantir a agilidade exigida pelo mercado, através da acuracidade do estoque, da agilidade na separação dos produtos, do embarque eficaz, da rapidez no transporte e da entrega com qualidade até o consumidor final. Entre esses softwares, destacam-se: o WMS, o ERP e o TMS, todos totalmente integrados e interagindo em tempo real.

O trabalho realizado em conjunto, por duas áreas a princípio distintas, faz com que as empresas invistam cada vez mais na logística adequada para seu negócio, valorizando, através de um marketing bem realizado, o seu diferencial de mercado.

Tags